Cidade de Curitiba, Brasil
Programa BioCidade: trazendo a biodiversidade ao centro da discussão
RESUMO: O Programa BioCidade, de Curitiba, combina iniciativas públicas e privadas em um esforço para contribuir com a meta global de redução da perda de biodiversidade até 2010. O Programa BioCidade almeja deter a alta taxa de expansão comum às cidade, que pode afetar áreas de natureza, destruir ecossistemas, fragmentar espaços naturais e que com freqüência leva espécies à extinção.
Programa BioCidade: Integrando a biodiversidade no planejamento urbano
Este programa inovador sobre biodiversidade urbana lançado pela cidade de Curitiba, o “BioCidade”, constitui um exemplo a ser seguido em planejamento urbano que leva em consideração questões relacionadas à biodiversidade. O programa BioCidade busca contribuir significativamente com a recuperação da biodiversidade nos âmbitos local e internacional.
O Programa BioCidade abrange 5 projetos principais:
- Reintrodução de espécies de plantas ornamentais nativas da cidade, objetivando a promoção do conhecimento e familiaridade com a flora original da região;
- Estabelecimento de unidades de conservação, com a participação ativa da sociedade;
- Preservação dos recursos hidráulicos, através do Plano Estratégico para Revitalização da Bacia do Rio Birgui;
- Plantio de espécies nativas de árvores; e
- Qualidade do ar/mobilidade e transporte, através do Projeto Linha Verde, que tem como meta a criação de um importante corredor de transporte, com faixas especiais para bicicletas e pedestres.
Reintrodução de espécies nativas de plantas ornamentais
Este projeto, como parte do Programa BioCidade, visa promover o conhecimento e a familiaridade com plantas nativas através da reintrodução desta flora regional, contribuindo assim com a diversidade da vegetação de Curitiba. Ações importantes incluem:estudos e pesquisas para identificar espécies potenciais para reintrodução; aa criação, em conjunto com o Museu e o Jardim Botânico, de uma Estufa para Estudos com a finalidade de promover a reprodução e reintrodução da vegetação nativa; e o desenvolvimento de incentivos ao uso de espécies nativas em espaços privados.
Envolvimento em atividades internacionais
Como uma iniciativa do prefeito de Curitiba, Carlos Alberto Richa, o encontro “Cidades e Biodiversidade: Alcançando a meta de biodiversidade para 2010” aconteceu em março de 2007, nesta municipalidade. No evento, foi adotada a Declaração de Curitiba sobre Cidades e Biodiversidade, a qual reafirmou a urgência do engajamento de autoridades locais na implementação dos objetivos da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica e sua meta para 2010 (www.cbd.int). Adicionalmente, o documento anuncia a formação de um Comitê de Direção, que compreende as cidades de Curitiba (Brasil), Montreal (Canadá), Bonn (Alemanha), Nagoya e Johanesburgo (África do Sul). O Comitê de Direção busca unir iniciativas existentes e encorajar cidades a reverter o processo de perda de biodiversidade até 2010.

