ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Cúpula das Cidades Costeiras: Valores e Vulnerabilidades
Data: 17 a 20 de novembro de 2008
Local: São Petersburgo, Flórida - EUA

  • O prazo final para as incrições antecipadas é até 31 de Agosto!

O Instituto Oceânico Internacional – EUA e a cidade de São Petersburgo, no estado da Flórida, estarão sediando a Cúpula das Cidades Costeiras de 17 a 20 de novembro de 2008, com o intuito de tentar solucionar os complexos desafios que as cidades costeiras enfrentam diante do crescimento populacional, do esgotamento de recursos, e dos impactos das alterações climáticas que já são sentidos. A Cúpula das Cidades Costeiras pretende reunir de 600 a 700 líderes de cidades da costa, gestores e acadêmicos para discutir os desafios ambientais, sociais e econômicos, de políticas públicas, assim como as soluções viáveis destes problemas.
 
Os três dias e meio de Conferência irão centrar-se em três temas: Mudanças Climáticas, Risco e Vulnerabilidade, e Desenvolvimento Sustentável. Os organizadores estão solicitando palestrantes nas áreas que são particularmente relevantes para as cidades costeiras: água doce, poluição, energia, infra-estrutura e reforço á segurança dos portos. Todas as sessões têm a intenção de dar voz àqueles que estão na linha de frente em matéria de alterações climáticas, fornecendo implementação, planos de resposta e que continuam concentrando-se na proteção dos cidadãos contra eventuais ocorrências extremas e de degradação induzida por humanos.

Palestrantes:

  • Prefeito Rick Baker, São Petersburgo, Flórida

  •  Alex Sink – Chefe do Escritório Financeiro do Estado da Flórida

  • Prefeito Pam Iorio de Tampa, Flórida

  • Martin Parry - Co-presidente, Grupo de Trabalho II, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas

  • Jeremy Harris - ex-prefeito de Honolulu, Havaí, E.U.A.

  • Carlos Fernandez-Jauregui - Diretor, Década da Água das Nações Unidas

  • Saskia Sassen – Helen & Robert Lynd - Professor de Sociologia, Universidade de Columbia, editor do relatório da ONU-Habitat sobre assentamentos.

  • Roberto Rosselli – Gerente de Sistemas de Informação, Autoridade de Água de Veneza

  •  Wayne Joseph – Presidente, Parceria Global sobre Água (Global Water Partnership), Região do Caribe

  • Paul Holthus – Diretor Executivo, Conselho Mundial de Oceanos

  • Victor Lu – Vice-Presidente, Hunt Power, LP

  • Alex Domijan – Professor, Laboratório de Qualidade de Potência e Distribuidor de Energia, Universdade do Sul da Flórida.

  • Michael Orbach – Professor de Prática de Assuntos Marinhos e Política, da Universidade Duke Marine Lab

Você pode já estar familiarizado com o Instituto Oceânico Internacional (IOI) e seus 26 centros operacionais em todo o mundo. IOI – EUA é o mais novo centro, estabelecido em 2006 em São Patersburgo, na Flórida, por acordo entre a sede do IOI em Malta e a universidade do Sul da Flórida (USF). A missão do IOI-EUA é proporcionar um centro internacional de excelência em educação, desenvolvimento, e capacitação, com especial interesse em zonas costeiras e marinhas. A Universidade do Sul da Flórida (USF), estabelecida em 1956 como universidade pública, é um centro universitário abrangente de pesquisa, servindo mais de 42,000 estudantes.

A universidade também é sede do Centro para Soluções Globais Dr. Kiran C. Patel, um centro dedicado à promoção sustentável e saudável de comunidades ao redor do mundo, e um dos co-organizadores do evento. Os recursos e a especialidade da USF permitem que o IOI-EUA ofereça uma excelente programação de conferência que irá atrair participantes de todo o mundo.

Um dos mais desafiantes problemas dos oceanos hoje é a rápida urbanização costeira, cujas implicações ainda têm de ser avaliadas. Hoje, a maioria da população do mundo vive dentro de sessenta quilômetros da linha da costa e este número está aumentando. Este profundo deslocamento demográfico tem importantes implicações para o ambiente costeiro, para os habitantes e para a estabilidade dos ecossistemas.

Estas tendências proporcionam desafios para os valores intrínsecos oferecidos por ambientes costeiros bem como os valores detidos pela comunidade localizadas nessas áreas.
Ecossistemas costeiros estão entre os mais produtivos do planeta. Foi estimado, por exemplo, que mais de 90% dos recursos vivos e não-vivos do planeta são encontrados dentro de algumas centenas de quilômetros da costa. Estes patrimônios naturais valiosos estão seriamente ameaçados pelas pressões do desenvolvimento costeiro e a poluição. Preservar os valores naturais que associamos as regiões costeiras será um grande desafio em um planeta cuja população é projetada para chegar a 8 bilhões ou mais.

Unindo estes desafios são as perspectivas das vulnerabilidades que essas regiões enfrentam. Entre eles estão as mudanças climáticas, o aumento do nível do mar, as novas necessidades de segurança marítima associados com aumento de transporte por via marítima, e do sempre presente perigo de eventos extremos como tempestades tropicais e tsunamis.

Assim, é oportuno abordar estes temas de forma aprofundada enquanto reunimos funcionários públicos, organizações não-governamentais, cidadãos e cientistas sociais para considerarem os valores e as vulnerabilidades das regiões costeiras ao redor do globo.

Mais informações sobre a conferência pode ser encontrada em sua página na Internet: www.coastalcities.org.
spacer
Pesquisar
 

spacer