ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Ação Local pela Biodiversidade - Uma série de casos locais

Cidade do Cabo, África do Sul



Herança mundial dentro das fronteiras de uma cidade


RESUMO: A Cidade do Cabo abarca uma biodiversidade das mais proeminentes do mundo e é uma, de apenas três cidades no mundo, a estar classificada como um hotspot urbano de biodiversidade. Localiza-se dentro do Cape Floral Kingdom (CFK), o menor e mais diverso dos seis reinos floristas no mundo. Também é lar de dois locais que são patrimônios mundiais de acordo com a UNESCO, reservas de província, um parque nacional e de duas reservas sobrepostas de biosfera classificadas pela UNESCO. A cidade está atuando de forma ativa em conjunto com parceiros locais, nacionais e internacionais para proteger e preservar este patrimônio natural único e inestimável.



Condição de Patrimônio Mundial pela UNESCO e Reservas de Biosfera
A Cidade do Cabo forma parte de dois lugares classificados pela UNESCO como patrimônios mundiais: a Área de Proteção da Região do Cabo Floral e a Ilha de Robben. A região do Cabo Floral (bastante similar à CFK) é uma das áreas mais ricas em plantas do mundo, e representa cerca de 20% da flora africana em 0.5% de sua área. A Cidade do Cabo também é parte de uma sobreposição com duas reservas de biosfera pela UNESCO: as reservas de biosfera de Kogelberg e Cape Winelands; além de ser próxima à reserva de biosfera da costa oeste do cabo. Reservas de biosfera são estabelecidas para promover e demonstrar uma relação balanceada entre homens e a biosfera.

Ameaças à biodiversidade única e sob risco da Cidade do Cabo
A área da Cidade do Cabo possui diversidade floral e endemicidade extraordinárias, entre as maiores do mundo. Setenta por cento das 9.600 espécies de planta da CFK não são encontradas em nenhum outro lugar na Terra. A Cidade do Cabo também possui remanescentes de vegetações de terras baixas criticamente ameaçadas: Sand Fynbos, Alluvium Fynbos e Renosterveld, que estão entre as espécies de vegetação mais ameaçadas do mundo. A área das terras baixas da Cidade do Cabo possui a maior concentração de plantas ameaçadas por área de vegetação remanescente do mundo. Como na maior parte dos ecossistemas urbanos, a perda de hábitat para o desenvolvimento e expansão urbana representa uma das grandes ameaças à biodiversidade da Cidade do Cabo.

A estratégia de biodiversidade da Cidade do Cabo e seus objetivos estratégicos
A estratégia de biodiversidade é um plano sistemático de ação para assegurar a conservação da rica biodiversidade da Cidade do Cabo. Adotada em 2003, é ditada pela Política Ambiental Metropolitana Integrada. Os objetivos estratégicos, que são o âmago da Estratégia de Biodiversidade, incluem:

  • O estabelecimento e manejo eficaz de uma rede de áreas e nodos de biodiversidade;

  • Promover, estabelecer e manejar o livre acesso como um componente crítico do sucesso e bom funcionamento da Rede de Biodiversidade, que complementa e conecta a Estratégia de Biodiversidade;

  • Assegurar a conservação e proteção dos sistemas aquáticos de água fresca e biodiversidade associada;

  • Desenvolver e implementar um programa de manejo eficiente e eficaz das espécies estranhas invasoras na cidade.


Manejando a biodiversidade através de parcerias na Cidade do Cabo
Atualmente há 23 reservas naturais na Cidade do Cabo, que são manejadas pelo Ramo de Manejo da Biodiversidade da cidade. A Estratégia de Biodiversidade reconhece a importância das parcerias para atingir seus objetivos estratégicos e a cidade trabalha em conjunto com a CapeNature e a SANParks para assegurar que seus objetivos comuns sejam alcançados. A Cidade do Cabo também foi um dos membros fundadores do CAPE ( Ações do Cabo para Povos e Meio Ambiente): um programa de parceria público-privada que visa conservar o CFR de forma a beneficiar significativamente as pessoas da região.

Envolvimento em atividades internacionais
Como um membro do ICLEI, a Cidade do Cabo recebeu de mais de 600 delegados do mundo todo  para o Congresso Mundial do ICLEI 2006. Em seguida, a Cidade do Cabo iniciou seu projeto de Ação Local pela Biodiversidade. A cidade também hospeda o Secretariado Africano e escritórios de tráfego do ICLEI, Conservação Internacional, o Programa Global de Espécies Invasoras e o IUCN, que têm base no Jardim Botânico de Kirtenbosch.
spacer
Pesquisar
 

spacer