Publicado Manual Jurídico Brasileiro de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
- Para adquirir o manual, acesse aqui o site da editora
O Livro ''Protocolo de Quioto e seus Créditos de Carbono, Manual Jurídico Brasileiro de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo'', foi escrito por Bruno Kerlakian Sabbag e publicado em março de 2008.
Este Manual visa a suprir a grande demanda atualmente existente por obras que permitam a qualificação na temática do combate ao aquecimento global, sendo recomendado a advogados, juízes, promotores e demais operadores do Direito, bem como a técnicos, empresários e membros do terceiro setor que estejam envolvidos neste importante assunto.
O objetivo deste Manual é capacitar o setor profissional e acadêmico envolvido no regime multilateral de combate ao aquecimento global, tanto no âmbito do Direito Brasileiro quanto do Direito Internacional, em suas esferas pública, privada e terceiro setor. Dá-se ênfase ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL criado pelo Protocolo de Quioto e aos seus "créditos de carbono", haja vista o grande potencial do Brasil nesta área.
O Manual, além de permitir a introdução do leitor aos temas discutidos, aprofunda-se nas questões mais intrincadas do mercado de carbono, em especial do mercado brasileiro, tais quais a titularidade dos "créditos de carbono", os critérios de elegibilidade e o ciclo do projeto de MDL, tributação e negociação dos "créditos de carbono", mantendo a análise à luz do ordenamento jurídico brasileiro e das normas internacionais aplicáveis.


