ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Acordo Mundial de Proteção ao Clima de Governos Locais e Prefeitos
Cidades e governos locais mobilizam lideranças e ação local pelo Clima

Até 2030, dois terços da Humanidade estará vivendo em centros urbanos, onde hoje vive mais de 50%da população mundial e,onde mais de 75% da energia do planeta é consumida. Todas as cidades são altamente vulneráveis aos impactos da mudança do clima, especialmente aquelas com crescimento acelerado, nos países em desenvolvimento.

Prefeitos e governos locais são fundamentais no que diz respeito a ações práticas pela proteção climática, desde que com o devido acesso a mandato e recursos, tendo o potencial para liderar a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, de forma a garantir que as elevadas metas globais de reduções sejam alcançadas.

Enfrentando o Desafio, Aproveitando as Oportunidades
Cidades e governos locais ao redor do mundo estão lutando para colaborar na efetiva resposta à urgente e acelerada mudança do clima global. Governos locais, entidades nacionais e subnacionais devem – de forma independente e conjunta – liderar e agir para atingir as reduções nas emissões de gases de efeito estufa necessárias para evitar os impactos catastróficos das mudanças climáticas.

Prefeitos e governos locais fazem um chamado aos governos nacionais para agir por meio da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) adotando seus compromissos, de forma a não ultrapassar o limite de 2oC de aumento na temperatura média global. Os signatários clamam, especificamente, por uma conjuntura que atinja a redução global de 60% das emissões de gases causadores do efeito estufa, até 2050 em relação aos níveis de 1990, sendo que, nesse prazo, os países industrializados devem se comprometer a atingir 80% de redução das emissões de gases de efeito estufa.

Compromisso para Liderar e Agir
Prefeitos e governos locais aceitam o desafio e a responsabilidade de liderar e agir para combater o ritmo acelerado e perigoso do aquecimento do planeta. A partir dos compromissos existentes dos líderes de governos locais e suas associações, incluindo a Campanha Cidades pela Proteção do Clima (CCP)™ , Conselho Mundial de Prefeitos para Mudanças Climáticas, Acordo de Prefeitos dos EUA pela Proteção do Clima, Grupo de Lideranças pelo Clima C-40, Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG) e a Declaração de Jeju, prefeitos e governos locais propõem os seguintes compromissos:

1. REDUZIR as emissões de gases causadores do efeito estufa, imediata e significativamente. Mensurar e reportar as reduções anuais de emissões de gases de efeito estufa, e, constantemente trabalhar para aumentar essas reduções, de modo que até 2050 se alcance uma redução de emissões de gases de efeito estufa da ordem de 60% globalmente, e de 80% nos países industrializados, em relação aos níveis de 1990.
2. IMPLEMENTAR conjunturas subnacionais, nacionais e internacionais que sejam complementares e garantam a capacidade dos governos locais por meio da provisão de recursos, autoridade e mandato suficientes, a fim de levar adiante esse papel e responsabilidade.
3. CONSTRUIR uma economia orientada para a energia sustentável, por meio de economias no uso da energia e a aplicação de tecnologias novas e atuais de eficiência energética e energias renováveis, para reduzir a dependência dos combustíveis de fontes fósseis e nuclear, e, buscar as opções de baixo uso de carbono.
4. EXECUTAR medidas de adaptação e resposta à mudança do clima por meio do planejamento urbano local, mecanismos de desenvolvimento e operacionais, priorizando as cidades mais vulneráveis.
5. DEFENDER que todas as delegações nacionais participantes nas negociações da Convenção do Clima (UNFCCC) incluam a representação formal de governos locais, de modo a garantir que as prioridades e ações locais sejam incluídas nas negociações futuras.
6. CLAMAR PERSISTENTEMENTE para que os governos nacionais se unam à comunidade internacional e estabeleçam limites vinculantes às emissões de carbono, de forma a reduzir rápida e significativamente as emissões de gases causadores do efeito estufa no curto prazo, e, em pelo menos 60% mundialmente, relativas aos níveis de1990 até 2050.


Lançado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ,pelo ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade, pelo Conselho Mundial de Prefeitos para Mudança do Clima (WMCCC), Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG) e pelo C40- Grupo de Liderança pelo Clima em Bali, Indonésia, 12 de dezembro de 2007.

Prefeitos, governos locais e atores relevantes são convidados a aderir ao compromisso, assinando aqui


Para mais informações, acesse: www.globalclimateagreement.org
spacer
Pesquisar
 

spacer