O Estado de Minas Gerais
Minas Gerais é representando no projeto pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG). O Estado tem demonstrado grande iniciativa para implementar compras publicas sustentáveis na estrutura de administração. Uma das ações da SEPLAG tem sido a contratação de especialistas para produzir uma pesquisa sobre produtos com maior impacto ambiental. Minas também desenvolveu regras específicas para compra de produtos sustentáveis e implementa a campanha Ambientação, liderada pela Secretaria de Meio Ambiente, que inclui a eficiência no uso de recursos pelo governo.
Visite o site.
Visite o site.
Estado de São Paulo
São Paulo é representado no projeto por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA). O Estado de São Paulo, que possui a segunda maior economia do país após a União, regulamentou o uso da madeira na construção e, por meio de uma pesquisa realizada pelo GVces, identificou cerca de 900 produtos com alternativas mais sustentáveis existentes no mercado para inclusão em seu sistema de compras públicas.
Visite o site.
Visite o site.
Cidade de São Paulo
A cidade de São Paulo é representada no projeto por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O município tem trabalhado com o tema de compras públicas sustentáveis desde 2001. Em 2007 foi estabelecido uma força tarefa em CPS que promoveu a regularização do uso de madeira em obras da prefeitura, compra de papel reciclado e normas para o reuso de entulho em estradas e calçadas. Atualmente a SVMA implementa o Programa Ambientes Saudáveis e Verdes (PAVS) juntamente com o ICLEI e o GVces que inclui módulos de capacitação e o desenvolvimento de um projeto de lei sobre o tema.
Visite o site.
Visite o site.




