ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Projetos da Agenda Local 21
Projetos Atuais

Rede da Agenda Local 21 para América Latina e Caribe

Duração: 2000-2006
Descrição breve: Projeto em associação com GTZ, para 70 municípios em 4 países: Chile, Equador, Costa Rica, e Peru.

Agendas Locais para a Segurança Cidadã (AloS)

Descrição breve: O projeto Agenda Local para a Segurança (ALoS) tem como objetivo criar capacidades nas cidades latino-americanas para melhorar a qualidade de vida e a convivência cidadã através de um plano de ação integral relacionado à segurança urbana local com a participação ativa da comunidade.

Cooperação Ibero-americana para a AL21

Somando esforços locais: cooperação ibero-americana para a Agenda (Ação) Local 21 (AL21) é uma iniciativa que propõe um espaço de intercâmbio e colaboração para fortalecer a cooperação entre os governos locais da Península Ibérica com seus similares da América Latina e assim canalizar estes esforços de maneira eficiente para acelerar o desenvolvimento sustentável mediante impactos locais acumulativos.

Agendas Locais para a Paz (JustaPAZ)

O projeto Agenda Local para a Paz, considera a idéia de paz e justiça social como parte integral dos princípios de desenvolvimento sustentável. O projeto tem como objetivo adaptar a metodologia da AL21 para apoiar os governos locais a: promover uma cultura de paz através da educação, instruir para resolver os conflitos sem recorrer à violência, capacitar na promoção do diálogo e do consenso entre os diferentes setores. A participação ampla no processo de construção da paz é essencial para a estabilidade futura. Atualmente, o projeto de investigação para a adaptação da metodologia da AL21 a estes temas conta com o apoio do Centro Internacional de Investigações para o Desenvolvimento (IDRC)

Projetos passados

Doações de Incentivos. Participação comunitária na AL21

Duração: 1997-2000
O projeto Doações de Incentivos foi desenvolvido para promover a participação comunitária na elaboração e execução de projetos que abordassem temas econômicos, sociais e ambientais prementes. Seu objetivo principal era outorgar apoio financeiro através de doações para gerar capacidades, melhorar as condições de vida das comunidades e diminuir a pobreza através de empreendimentos ou planos de ação orientados a questões prioritárias.
Participaram do projeto as comunidades de Barrancabermeja, Colômbia; Betim, Niterói, e Porto Alegre, Brasil; Cajamarca e Ilo, Peru; Jinja, Uganda; Johannesburg, África do Sul; Kumasi, Ghana; Leon, Nicarágua; Manizales, Colômbia; Mutare, Zimbábue; Mwanza, Tanzânia; Nakuru, Quênia; Quito, Equador; Santiago, Chile; Windhoek, Namíbia; Bursa, Turquia.
Informe-se mais no site www.iclei.org/al21/igp.

Cartas Ambientais da Agenda Local 21

Duração: 1997-2000
O Projeto Cartas Ambientais estabeleceu acordos de cooperação descentralizada do tipo Norte-Sul para guiar e capacitar a cidades na implementação de planos, políticas e práticas orientadas para o desenvolvimento sustentável local.
Os Projetos Sócios foram realizados em 20 cidades estabelecendo 10 cooperações descentralizadas (N-S) : Johannesburgo, África do Sul (com Birmingham, Reino Unido); Kumasi, Ghana (com Almere, Holanda) Mutare, Zimbábue (com Haarlem, Holanda); Mwanza, Tanzânia (com Tampere, Finlândia); Nakuru, Quênia (com Leuven, Bélgica); Windhoek, Namibia (com Bremen, Alemanha); Cajamarca, Peru (com Köpenick, Alemanha); Léon, Nicarágua (com Utrecht, Holanda); Porto Alegre, Brasil (com Hamilton-Wentworth, Canadá); Santiago do Chile, Chile (com Ottawa, Canadá).
Informe-se mais no site: www.iclei.org/la21/charters

Santiago Sustentável

Duração: 1996 a 1999
Santiago Sustentável foi una iniciativa de (ICLEI), o Município de Santiago e a Corporação para o Desenvolvimento de Santiago. O principal objetivo era contribuir para o desenvolvimento de um meio ambiente urbano centrado na pessoa, habitável, natural e saudável e para uma economia pujante para os residentes da Gran Santiago. Para isto, incorporaram em vários municípios da Gran Santiago, um enfoque de associação público-privado e grupo de sócios ao tema transferência tecnológica.
Informe-se mais em: www.iclei.org/ICLEI/sustsant.htm

Observatório Urbano Global

Descrição breve: O Observatório Global Urbano (GUO) possuía como objetivo melhorar o conhecimento urbano global, apoiando os governos, autoridades locais e organizações da sociedade civil a elaborar indicadores, informação e estatística do âmbito urbano orientado para a aplicação de políticas públicas. O GUO foi estabelecido por UN Hábitat, em resposta a decisão da Comissão das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UNCHS), como mecanismo para monitorar o progresso global na implementação da Agenda Hábitat, assim como avaliar as condições e tendências urbanas globais.
ICLEI participou do desenvolvimento do GUO através de um componente de criação de capacidades a nível regional na África, América Latina, Europa Central e Leste. ICLEI ajudou a estabelecer Observatórios Urbano-Nacionais e Observatórios Urbano-Locais no Chile, Equador, Uganda, Zimbábue e Bulgária.

Consultoria para o Fortalecimento Institucional do Fórum 21 Rio de Janeiro

Duração: 1999-2000
Os objetivos do projeto de assessoramento para o fortalecimento institucional do Fórum 21 da Cidade de Rio de Janeiro.

Material de Capacitação para o Projeto de Planejamento para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Duração: 1996-1998
Projeto executado pela Secretaria Européia do ICLEI em cooperação com a Oficina para América Latina, com apoio da Cooperação Técnica Alemã GTZ, para 5 municípios na Colômbia e 5 no Equador.

Agenda Local 21 para Colômbia

Duração: 1998-1999
O objetivo deste projeto foi fortalecer o rol dos governos locais no processo de implementação da Agenda 21 com ênfase na participação dos diferentes atores sociais e na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável com seus conseqüentes efeitos multiplicadores.
Participaram 12 municípios colombianos (Barrancabermeja, Buenaventura, Cartagena, Manizales, Pasto, Santa Marta, SOLCA, Sogamoso, Tierralta, Valledupar, Villavicencio e Yopal) com a cooperação de várias organizações não governamentais e o projeto foi executado pela Oficina de ICLEI para América Latina, em associação com a Federação Colombiana de Municípios, com financiamento do Ministério de Meio Ambiente Colombiano e o Banco Mundial.

spacer
Pesquisar
 

spacer