ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Como funciona
Os governos locais se juntaram à Campanha Cidades pela Proteção do Clima por meio de uma resolução na qual se comprometiam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas operações de seus governos e em suas comunidades. A resolução estabelece cinco marcos de ação para a consolidação desse compromisso.

Os cinco marcos da Campanha e a metodologia que os embasa oferecem meios simples e padronizados de cálculo de emissões, de estabelecimento de objetivos para menores emissões, de redução de emissões e de monitoramento, medição e produção de relatórios de performance. São eles:

Marco 1. Construir um inventário de padrões de emissões e prognósticos
Baseando-se no consumo de energia e geração de lixo, a cidade calcula as emissões para um ano base (ex. 2000) e um ano prognóstico (ex. 2015). O inventário e o prognóstico fornecem um teste de desempenho através do qual a cidade pode medir o progresso.

Marco 2. Adotar metas de redução de emissões para o ano prognóstico.
A cidade estabelece metas de redução de emissões. A fixação de metas promove a vontade política e cria um ambiente favorável para conduzir o planejamento e implementar medidas.

Marco 3. Desenvolver um Plano de Ação Local.
Por meio de um processo que envolva as partes interessadas, a cidade desenvolve um Plano de Ação Local que descreva quais políticas e medidas o governo local irá tomar para reduzir as emissões e atingir os objetivos de redução. A maioria dos Planos inclui uma cronologia, uma descrição de mecanismos de financiamento e um termo de responsabilidade para departamentos e equipes. Além das reduções diretas de emissões de gases de efeito estufa, a maioria dos Planos contemplam a conscientização da população e esforços de educação.

Marco 4. Implementar políticas e medidas.
A cidade implementa as políticas e medidas contidas no Plano de Ação Local. As políticas e medidas típicas implementadas pelos participantes da Campanha incluem melhorias na eficiência energética em edifícios públicos e instalações de tratamento de água, iluminação pública, melhorias no transporte público, instalação de práticas de energias renováveis e captação de metano de aterros sanitários.

Marco 5. Monitoramento de resultados.
Monitoramento e verificação de progresso na implementação de medidas para reduzir ou evitar emissões de gases de efeito estufa é um processo contínuo. O monitoramento começa assim que as medidas são implementadas e continuam ao longo do tempo de implementação das mesmas, fornecendo um importante retorno que pode ser usado na melhoria das medidas ao longo do tempo.


Para ajudar as cidades a adotarem esses marcos de ação e atingirem seu objetivo, o ICLEI desenvolveu uma série de ferramentas e softwares para facilitar a implementação da metodologia. Os cinco marcos fornecem uma estrutura flexível que pode acomodar diversos níveis de análise, esforço e avaliação de dados. Este elemento torna a Campanha única e inovadora, aumentando sua disseminação entre os governos locais. É a amplitude deste programa que o possibilita cruzar as fronteiras norte/sul, desenvolvidos/em desenvolvimento, metrópole/comunidade e que têm tido sucesso mundial.

spacer
Pesquisar
 

spacer