ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Ação Local 21. Da Agenda a Ação Local na América Latina
Ação Local 21 foi lançada na Sessão do Governo Local da Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável como um lema para segunda década da Agenda Local 21.

Ação Local 21 é um mandato para que as autoridades locais de todo o mundo se mobilizem da agenda para a ação e para que garantissem uma implementação acelerada do desenvolvimento sustentável.

Ação Local 21 fortalece o movimento AL21 dos governos locais para criar comunidades sustentáveis, enquanto são protegidos os bens comuns globais.

O desenvolvimento sustentável requer um enfoque integrado para a criação de comunidades e cidades sustentáveis. Mover-se da Agenda para Ação implica em definir novos compromissos, ações específicas e somar esforços para que cada política, plano e prática atenda as preocupações prioritárias das cidades e proteja os bens comuns dos quais depende a qualidade de vida das pessoas de hoje e de futuras gerações.

Em agosto de 2002, a Cúpula Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável celebrada em Johannesburgo (África do Sul) avaliou o progresso global na implementação da Agenda 21 desde a “Cúpula da Terra" (Río de Janeiro, 1992).

Governos locais do mundo inteiro, além de representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), UN HABITAT e a Organização Mundial de Saúde (OMS), se reuniram durante a Sessão Especial para Governos Locais na Cúpula Mundial em Johannesburgo, para avaliar os resultados obtidos desde a Rio, assim como para definir novos compromissos e ações específicas orientadas para o desenvolvimento sustentável.

Eles decidiram unir esforços para mover-se da agenda para a ação na década pós-Johannesburgo, unindo-se ao ICLEI no lançamento da Ação Local 21 como a próxima etapa da Agenda Local 21. A Ação Local 21 permitirá às autoridades locais ir além do planejamento e abordar fatores específicos que impedem que muitas destas autoridades alcancem a sustentabilidade.

Na América Latina a discussão adquiriu um novo impulso e maior sistematização com o início da Ação Local 21 que se traduziu em outubro de 2002 na Carta dos Municípios Latino-americanos para o Desenvolvimento Sustentável (Carta de Ñuñoa). A Carta de Ñuñoa relaciona com especial atenção a luta pela sustentabilidade, com a melhora das condições sócio-econômicas e da qualidade de vida de toda a comunidade. Trata-se também de uma tentativa de definir uma estratégia que permita passar da teoria a prática, destacando os papéis e compromissos dos governos locais para alcançar o desenvolvimento sustentável na região.

Também na Europa, a discussão mantém-se atual e é enriquecida periodicamente como demonstra o documento desenvolvido pelos governos locais europeus para deixar constância e dar um novo impulso a seu compromisso pelo desenvolvimento sustentável, contido no documento Aalborg +10: Inspiração para o futuro.
spacer
Pesquisar
 

spacer