ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
América Latina e Caribe formam a região mais urbanizada do mundo
Estudo inédito da ONU prevê que a taxa de urbanização no Brasil será de 90% em 2020


Quase 80% de toda a população da América Latina e do Caribe vivem em áreas urbanas, revelou o relatório “Estado das Cidades da América Latina e Caribe” do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), divulgado na última terça-feira (21/08). No Brasil, o percentual de pessoas vivendo em cidades que é de 85,4 % deve chegar a 90% nos próximos oito anos.

Conforme o levantamento, a transição das pessoas para a realidade urbana na América Latina é caracterizada pela velocidade. De 1960 até agora, o número de cidades na região cresceu seis vezes e concentra mais de dois terços de toda a riqueza. O potencial e a participação econômica dos centros urbanos secundários ganhou destaque.

Apesar do peso econômico e de constatar avanços na luta contra a pobreza, verificou-se que a desigualdade persiste na América Latina e Caribe. Uma em cada quatro pessoas nas áreas urbanas vive na pobreza.

Iniciativas importantes para a proteção ambiental adotadas nas localidades como a redução da emissão de gases de efeito estufa e prevenção a desastres naturais também foram averiguadas.

Em relação ao processo migratório, o estudo apurou o enfraquecimento do êxodo do campo para a cidade e assinalou um processo mais complexo que ocorre principalmente entre os centros urbanos. Às vezes através de fronteiras internacionais, e por movimentos de população dentro das cidades, entre o centro da cidade e sua periferia.

O relatório também apresenta dados sobre habitação, serviços básicos urbanos, gestão de riscos e governança urbana.

Para acessar o estudo na íntegra (em espanhol) clique aqui

Fonte: Blog Diálogos Federativos
Foto: Marcelo Mokrejs (Mokra)
spacer
Pesquisar
 

spacer