ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Workshop "Digestão Anaeróbia como Alternativa para o Manejo de Resíduos Sólidos em Municípios"
Data: 06 de Abril de 2011
Local: Embaixada do Reino Unido, Brasília, DF



54 pessoas, incluindo representantes de 20 municípios, estados, governo federal, associações e setor privado participaram no dia 6 de abril do Workshop: “Digestão Anaeróbia como Alternativa para o Manejo de Resíduos Sólidos em Municípios” na sede da Embaixada do Reino Unido em Brasília.

Entre os participantes estavam prefeitos, secretários do meio ambiente e técnicos de importantes cidades brasileiras como Manaus, Contagem, Santo André, Belo Horizonte, Porto Alegre, Anápolis, Divinópolis, Lavras, Governador Valadares, entre outras. O Secretário do Meio Ambiente de Goiás Leonardo Vilela e a Diretora da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais, FEAM, também estiveram presentes. A Embaixada Britânica foi representada pelo Ministro Conselheiro Colin Reynolds e o ICLEI pela Diretora Regional Interina para América Latina e Caribe, Florence Laloë.

O evento ocorreu no âmbito do projeto Parceria Política entre o Reino Unido e os Estados de Minas Gerais e Goiás no Manejo de Resíduos Sólidos que está sendo implementado pela Embaixada Britânica com apoio do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Durante o Workshop, foram debatidos os desafios aos municípios com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, fontes de financiamento e alternativas tecnológicas para a implantação de projetos de digestão anaeróbia.

O Workshop iniciou com uma visão geral do panorama atual dos resíduos sólidos no Brasil por meio de uma apresentação do Ministério do Meio Ambiente. Também foi apresentado um estudo denominado Cenário de Emissão de GEE do Setor de Resíduos Sólidos Municipais – Uma Ferramenta para Política de Carbono que procura auxiliar os municípios a decidir qual é a melhor alternativa para solucionar o problema dos resíduos.

A Sessão II foi dedicada a soluções financeiras para projetos de digestão anaeróbia. Foram apresentadas fontes de financiamento do Reino Unido, do Banco Mundial, do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, do BNDES e também possibilidades de parcerias público-privadas. O evento foi encerrado com uma sessão dedicada aos empregos possíveis para projetos de digestão anaeróbia. Foram apresentadas tecnologias e exemplos práticos de como os municípios brasileiros podem efetivamente implantar soluções utilizando-se dessa tecnologia.

Os participantes concordaram que é fundamental procurar soluções inovadoras e de alta tecnologia. O Secretário do Meio Ambiente de Santa Maria no Rio Grande do Sul Luiz Alberto Carvalho Junior destacou a necessidade dos municípios buscarem o estabelecimento de consórcios para o manejo dos resíduos. Já o Diretor de Resíduos Sólidos de Santo André Roberto Tokuzumi enfatizou a importância da realização de Workshops como este para trocar experiências e buscar conjuntamente alternativas com o uso de novas tecnologias.

O projeto continuará suas atividades ainda no mês de abril com a realização de um evento em Goiás e outro em Minas Gerais em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) nos dias 26 e 27 de abril.

O Workshop demonstrou claramente que a implantação de tecnologias de digestão anaeróbia estão ao alcance dos municípios e que fontes de financiamento estão disponíveis para a efetiva disseminação dessa tecnologia no Brasil. A implantação de soluções de digestão anaeróbia não só constitui uma opção aos municípios na adaptação às regras impostas pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, como também representam uma alternativa sustentável, pois reduzem a quantidade de resíduos direcionadas à aterros e podem gerar uma fonte renovável de energia. Desse modo, o lixo não é mais visto somente como um custo, mas sim como algo que pode gerar renda e energia renovável. Como mencionado pelo Professor Elso Vitoratto “a digestão anaeróbia no Brasil é viável e já existe tecnologia para sua implantação”.  
spacer
Pesquisar
 

spacer