Implantação do Parque Eólico de Tramandaí - RS
O Parque Eólico de Tramandaí deverá entrar em funcionamento até o final de 2010, com capacidade instalada de 70 megawatts, tornando-se o terceiro maior do país. O lançamento do projeto ocorreu na manhã de ontem, na sede da Sociedade Amigos de Tramandaí, com a presença da governadora Yeda Crusius, do prefeito Anderson Hoffmeister e de diretores da EDP Renováveis Brasil, que será a responsável pelo parque. A empresa tem como principal acionista o Grupo EDP, de Portugal, que adquiriu os direitos do projeto em 2009.
A previsão de investimento no complexo é de mais de R$ 350 milhões. Serão construídos 35 aerogeradores, cada um com três pás e altura total de 70 metros. A produção anual estimada será de 211,4 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 200 mil habitantes. A potência do complexo equivale a 2% da demanda média gaúcha de energia.
Conforme o presidente da EDP Brasil, Antonio Pita de Abreu, serão investidos, até 2012, cerca de R$ 3 bilhões (70% em geração de energia e 30% em distribuição). "Estamos muito orgulhosos em lançar esse empreendimento e pretendemos criar outros no futuro", afirmou. A presidente da EDP Renováveis, Ana Maria Fernandes, disse que a companhia conta, mundialmente, com capacidade instalada superior a 6 gigawatts e que há projetos de ampliação para mais de 32 gigawatts. Para o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, o parque concretiza uma luta de muitos anos e terá repercussões sociais, econômicas e turísticas no município e na região.
A governadora Yeda Crusius disse estar emocionada com o novo parque eólico gaúcho e que ele "significa um ato de proteção à natureza e geração de energia com desenvolvimento sustentável". Ela ainda ressaltou que o parque aproveitará as características da região.
Fonte: Correio do povo

