ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Yvo de Boer dá os direcionamento da COP 15
Durante a coletiva de imprensa pré-conferência, o secretário executivo da UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Yvo de Boer, ressaltou a urgência de a COP15 produzir um acordo que garanta a segurança climática a longo prazo e que contemple:

- implementação imediata de ações de adaptação, transferência de tecnologias e investimentos em infraestrutura nos países em desenvolvimento;
- limitação ou corte de emissões, inclusive nos países em desenvolvimento, por meio de um fundo de longo prazo e
- uma visão compartilhada de longo prazo sobre o limite de emissões para o futuro.

E se o hábito nas COPs é aguardar pelas decisões finais dos ministros e chefes de Estado, que chegam na segunda semana, Yvo de Boer argumenta que, desta vez, os negociadores já receberam sinais suficientes dos respectivos líderes políticos para implementar ações rapidamente.

“Nunca, em 17 anos de COP, houve tantas nações com tantas propostas diferentes. Agora, quase todos os dias, um país anuncia metas de corte de emissões ”, observou o secretário.

Yvo de Boer chamou a COP15 de turning point, ou seja, mais importante do que o conteúdo do acordo que será firmado no final de duas semanas, o fato de os países estarem mudando de postura é o grande ganho, até agora, da conferência.

Sobre a possibilidade de o Protocolo de Kyoto ser extinto, de Boer disse que esse é o único instrumento legalmente vinculante relacionado às mudanças climáticas e que ele não tem data para acabar, apenas um primeiro período de compromisso que vai até 2012 – as metas para um segundo período de compromisso dos países do Anexo I será definido durante a COP15.

O secretário garantiu que a maior parte das nações têm expressado o desejo de se manter sob o Protocolo de Kyoto e, além disso, construir um acordo sob a Convenção do Clima, junto ao AWGLCA – Grupo de Trabalho Ad-Hoc sobre Ações de Cooperação a Longo Prazo, que envolve todos os países da Convenção do Clima – inclusive os Estados Unidos.

Aliás, de Boer foi bastante político ao falar dos americanos e afirmou que, apesar de o presidente Obama ter anunciado uma meta de redução de emissões de 17% em relação a 2005, esse número pode chegar a 20% dependendo do andamento das negociações.

Até agora, 110 chefes de Estado – Lula e Obama entre eles – já se comprometeram a comparecer à COP15.


Fonte: Planeta Sustentável
spacer
Pesquisar
 

spacer