ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Governos-piloto
Belo Horizonte, Brasil 
Parceiro PoliCS: Secretaria Municipal do Meio Ambiente

A cidade aplica o conceito de construção sustentável nas edificações de médio e grande porte, por meio de licenciamento urbanístico e ambiental que avalia os impactos gerados sobre a infra-estrutura e a vizinhança, as alternativas tecnológicas empregadas visando a eficientização energética, redução de consumo de água, destinação dos esgotos, aproveitamento da água de chuva, manutenção de áreas permeáveis e oferta de áreas vegetadas.

Belo Horizonte possui planos de gerenciamento para geradores especiais e a operação de três usinas de reciclagem de resíduos da construção civil, onde são produzidos agregados para uso em pavimentos de vias e para a fabricação de blocos para edificações.


Buenos Aires, Argentina 
Parceiro PoliCS: Agência de Proteção Ambiental, Ministério do Desenvolvimento Urbano

Buenos Aires implementa um Programa de Eficiência Energética (EE) em edifícios públicos desde 2008, cuja meta é diminuir o consumo de energia em 20% até 2013. O foco é melhorar a EE através de mudanças nas práticas pessoais, melhorias nas instalações e na incorporação de tecnologias mais eficientes. O Programa conta com a capacidade técnica do INTI (Instituto Nacional de Tecnologia Industrial) na gestão energética dos edifícios. Espera-se reduzir 5.000 toneladas/ano de emissões de CO2 com os primeiros 100 edifícios.


Montevidéu, Uruguai 
Parceiro PoliCS: Departamento de Desenvolvimento Ambiental e Divisão de Planejamento Estratégico da Intendência Municipal de Montevidéu (IMM)

A IMM e o Ministério de Indústria, Energia e Mineração (MIEM), no marco do Projeto Eficiência Energética Uruguai, estão avaliando a incorporação de critérios de eficiência energética nas edificações, apoiados em pesquisas da Universidade da República, com os objetivos de: diminuir a demanda de energias não- renováveis; incorporar energia renovável para conforto térmico, aquecimento de água e iluminação; assim como reduzir emissões de gases de efeito estufa. O Plano Estratégico de Energia para Montevidéu está sendo elaborado, considerando as dimensões de consumo energético e a potencial geração de energia com fontes renováveis para atender aos serviços públicos que o município oferece.

spacer
Pesquisar
 

spacer