Cidades da Rede Elo
O ICLEI convida governos locais para aderirem à rede. Por meio de um processo de seleção, cidades podem integrá-la em diferentes categorias. A seleção é feita de acordo com critérios regionais, dependendo do apoio financeiro disponível.
A Rede Elo conecta três tipos de cidades:
(a) Comunidades-Modelo - Cidades que (1) declararam a intenção de serem Cidades-Modelo, (2) foram selecionadas pelo ICLEI para participar da rede, e (3) fizeram uma declaração formal, comprometendo-se a implementar as estratégias da Rede Elo;
(b) Comunidades de Recursos – Cidades que gostariam de compartilhar seus recursos com outras cidades da rede e além delas. Cidades de Recursos têm estratégias de Energias Renováveis e Eficiência Energética que já foram implementadas com resultados bem sucedidos e efetivos.
(c) Comunidades da Rede – Cidades que têm interesse em aprender com a rede e contribuir na medida do possível.
Cidades na Europa, Índia, Africa e América Latina fazem parte da Local Renewables Model Communities Network. As Comunidades-Modelo na América Latina são Betim (MG) e Porto Alegre (RS). Salvador (BA), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Volta Redonda (RJ) são Comunidades da Rede.
Betim (MG)
Em 2006, Betim tornou-se a primeira Cidade Modelo da Rede Elo na América Latina e Caribe. O município fica a 30 km de Belo Horizonte e é um dos principais pólos de concentração industrial do Estado de Minas Gerais, com um macro desenvolvimento econômico e crescimento populacional excessivo, de mais de 7% ao ano, abrigando uma população de 435 mil habitantes. Betim participa da Campanha Cidades para a Proteção do Clima (CCPTM) e conta com uma forte Agenda Local 21.
Com um governo voltado para o tema de mudanças climáticas, Betim tem várias iniciativas para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e outros poluentes locais, como a promoção do uso de energia solar e medidas de eficiência energética.
Porto Alegre (RS)
Integrante do ICLEI desde 1997, Porto Alegre tornou-se Cidade Modelo da Rede Elo na América Latina e Caribe em 2008. Com seus quase 1 milhão e meio de habitantes, Porto Alegre integra a maior e mais rica região metropolitana do sul do país. Ao longo das últimas décadas, a cidade adquiriu um significativo progresso na gestão ambiental, firmando cooperações com cidades de todo o mundo para troca de experiências bem sucedidas.
Dentre as principais iniciativas, destacam-se o plano de racionalização energética, qualificação do transporte público, incentivo ao uso do GNV, gerenciamento dos resíduos sólidos e implementação de unidades de tratamento de esgotos com aproveitamento do biogás produzido.


