ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
INTEGRATION: Alemanha e América Latina unem forças e trocam experiências para proteger os solos
As cidades brasileiras do Rio de Janeiro e de São Paulo, ao lado de Bogotá, Chihuahua, Guadalajara, Quito e Viña del Mar, participam de um projeto inédito em renovação urbana, liderado pela cidade alemã de Stuttgart na Alemanha,  com recursos da Comunidade Européia por meio do programa Urbal.

O projeto INTEGRATION, iniciado em novembro de 2008 e duração de 4 anos, promove a troca de experiências entre os parceiros, a partir de suas iniciativas de recuperação urbana, descontaminação de áreas degradadas, revisão de uso e ocupação do solo e integração comunitária no processo de gestão dos espaços urbanos.

Os parceiros reuniram-se em Stuttgart de 27/09 a 02/10 para apresentar seus projetos no âmbito do INTEGRATION, com destaque à iniciativa de Stuttgart de revitalização do centro, que inclui uma área de xxx ha onde está localizada a estação central ferroviária.

Diversos especialistas da municipalidade além de autoridades e convidados de universidades alemãs discutiram os conceitos, políticas públicas e medidas de recuperação de áreas degradadas e descontaminação de solo, com particular relevo ao caso de Stuttgart.

São Paulo apresentou o panorama ambiental da cidade e seu perfil de ocupação urbana, que nas últimas décadas se desenvolveu de forma desordenada, sobretudo nos vales e nas margens de corpos d´água. Parte da estratégia de recuperação de áreas verdes e proteção de recursos hídricos é a intensificação do estabelecimento de parques urbanos, inclusive parques lineares nas margens de rios. O objetivo do programa iniciado em 2005 é entregar 100 parques até 2012, dos quais 30 serão lineares.

As iniciativas de São Paulo pela proteção do solo incluem uma cooperação entre a SVMA e a GTZ para realizar intervenções em áreas contaminadas, como os aterros de Jacuí e Jardim Valquíria, a Garagem Prates e a Usina de Compostagem da Vila Leopoldina. Um caso emblemático em parceria com o governo do Estado de São Paulo e a Editora Abril foi a viabilização da Praça Vitor Civita, na qual o incinerador desativado em área nobre da cidade foi transformado em parque e centro cultural.

A proposta de projeto no âmbito do INTEGRATION refere-se à revitalização de área industrial de 2000 ha na Diagonal Sul, em processo de transformação intensivo, é atravessada pela linha ferroviária (Santos – Jundiaí) que originalmente induziu a ocupação da área.

O escopo do INTEGRATION abrange 400ha disponibilizados para investimento e desenvolvimento da iniciativa privada. Também apresentou sua proposta a cidade de Bogotá, que prevê a recuperação de uma área contaminada de “lixão” de 160.000 m2.

O projeto, em sua fase piloto já iniciada, abrange 66ha para recuperação de área e construção de parque e de habitação social (venda subsidiada para população de baixa renda). O projeto também prevê o aproveitamento do metano para geração de energia no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

O ICLEI esteve presente como parceiro do projeto INTEGRATION e pode conhecer as iniciativas das cidades latino americanas que certamente serão disseminadas na Rede Latino Americana de Gestão e Recuperação de Solos Contaminados – ReLASC.
spacer
Pesquisar
 

spacer